Por que a Intercessão dos Santos é tão importante para nós?

 

        A oração de intercessão, de acordo com o Catecismo da Igreja Católica, “é uma oração de petição que nos conforma de perto com a oração de Jesus”. O ato de interceder não é algo novo, pois está presente em vários episódios narrados do Antigo Testamento. Vamos conhecer/relembrar alguns momentos em que a intercessão dos justos interferiram no curso da história.

        O livro do Gênesis (18,16-33) narra a intercessão de Abraão pelos justos da cidade de Sodoma, o castigo divino era iminente devido aos graves pecados daquele povo. Ao destruir Sodoma, Deus “se lembrou de Abraão e tirou Ló do meio da catástrofe, na destruição das cidades que Ló habitava” (Gn, 19,29).

        No livro do Êxodo, um forte momento de intercessão é apresentado, quando Moisés intercede pela vitória do povo de Israel contra Amalec. Enquanto as mãos de Moisés estavam levantadas, Israel vencia, mas quando, pelo cansaço, as mãos de Moisés abaixavam, Amalec ganhava. Assim, Aarão e Hur sustentaram as mãos de Moisés e Israel venceu o combate (Gn 17, 8-16). Os textos bíblicos nos trazem ainda, um outro momento de oração de intercessão de Moisés pelo povo de Israel, que havia cometido graves pecados contra Deus enquanto Moisés recebia as tábuas da Lei (Gn 32, 11-14). A oração de Moisés resultou na desistência de Deus em destruir o povo de Israel.

        No Antigo Testamento, temos outros diversos relatos que mostram o poder da intercessão: Aarão e sua intercessão pelo povo é apresentada em Números 17,6-15. O povo pede a intercessão de Samuel devido a ameaça dos Filisteus. Samuel intercedeu e ofereceu sacrifícios ao Senhor, e o Senhor socorreu o Povo de Israel (I Sm 7,7-12). O rei Ezequias intercedeu pelo perdão dos pecados do povo (II Cr 30,18-20). Tobit é beneficiado pela intercessão do Anjo Rafael (Tb 12,11-15). Ozias e alguns anciãos pedem a intercessão de Judite (Jt 8,29-33). Os profetas também intercederam pelos povos em diversos momentos (Is 37,1-5; Is 62,6-7; Jr 6,11; Jr 7,16-17; Jr 11,14-15...).

    No Novo Testamento, o momento mais emblemático sobre intercessão é a Santíssima Virgem Maria que protagoniza nas Bodas de Caná (Lc 2,1-12). Maria percebe a falta de vinho, se antecipa e pede pelos noivos para o seu Filho. Em vários momentos São Paulo pede: a oração da comunidade para os apóstolos (Hb 13,18; Hb 7,25; IICo 1,11, IITs 3,1), mostra que também eles oram pela comunidade (ITs 1,2; Ef 3,14) e exorta à perseverança na oração (Ef 6,18).

O Catecismo da Igreja Católica, muito nos ensina sobre a intercessão dos santos (parágrafo 956, 2683), os dois parágrafos seguintes são recortes do Catecismo.

     Pelo fato de os habitantes do Céu estarem unidos mais intimamente com Cristo, consolidam com mais firmeza na santidade toda a Igreja. Eles não deixam de interceder por nós ao Pai, apresentando os méritos que alcançaram na terra pelo único mediador de Deus e dos homens, Cristo Jesus. Por conseguinte, pela fraterna solicitude deles, nossa fraqueza recebe o mais valioso auxílio": Não choreis! Ser-vos-ei mais útil após a minha morte e ajudar-vos-ei mais eficazmente do que durante a minha vida.

        As testemunhas que nos precederam no Reino, especialmente as que a Igreja reconhece como "santos", participam da tradição viva da oração pelo exemplo modelar de sua vida, pela transmissão de seus escritos e por sua oração hoje. Contemplam a Deus, louvam-no e não deixam de velar por aqueles que deixaram na terra. Entrando "na alegria" do Mestre, eles foram "postos sobre o muito". Sua intercessão é o mais alto serviço que prestam ao plano de Deus. Podemos e devemos pedir-lhes que intercedam por nós e pelo mundo inteiro.

        Assim, buscamos o auxílio dos nossos amigos que tiveram uma vida com ares de santidade na Terra e nos precedem no Reino dos Céus; para que intercedam por nós, em nossas necessidades temporais e espirituais. Porque é bíblico, faz parte do magistério e tradição da Doutrina da Igreja.

        Nós, devotos do Servo de Deus Padre José Carlos Parra Pires o temos como um intercessor junto a corte celeste. Estando entre nós, em sua vida terrestre foi um exímio intercessor de todos aqueles que buscavam suas orações e orientações. Agora, junto a corte celeste, com certeza intercede por cada um de seus filhos espirituais e devotos em suas súplicas.

 


Servo de Deus Padre José Carlos Parra Pires, intercedei por nós!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quem foi o Padre José Carlos Parra Pires?

Testemunho: "Você já me curou uma vez, agora ajuda o meu filho!"

A vida do Servo de Deus Padre José Carlos Parra Pires