A vida do Servo de Deus Padre José Carlos Parra Pires

O Servo de Deus Padre José Carlos, foi um importante líder religioso brasileiro, que nasceu em 12 de agosto de 1954, em Maringá - PR, filho de Pedro Pires e Encarnação Parra Muro Pires. Em 1984 concluiu o curso de Filosofia em São Paulo - SP, e quatro anos depois concluiu o curso de Teologia no Instituto Paulo VI, em Londrina - PR. Depois de um sério escrutínio, foi admitido ao Diaconato, no dia 28 de fevereiro de 1988, no Santuário Diocesano de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, pela imposição das mãos de Dom José Maria Maimone, sendo assim incardinado no Clero da Diocese de Umuarama.




Em 25 de Dezembro de 1988 foi ordenado Padre. Em janeiro do ano seguinte, foi nomeado Vigário Paroquial para a Catedral de Umuarama, onde iniciou seus trabalhos pastorais, ficando conhecido pelo seu jeito especial de oferecer conselhos, que proporcionava conforto e segurança. Quando Padre Pires falava, os seus olhos brilhavam e a comunidade sentia que suas palavras vinham do fundo da alma. Viveu intensamente o seu sacerdócio e as celebrações eucarísticas em que presidia, era momento privilegiado, onde colocava todo o seu ser. Trouxe a presença de inúmeros fiéis, inclusive as pessoas afastadas da Igreja.

Na data de 08 de janeiro de 1990 foi nomeado administrador Paroquial da Paróquia São José, no Município de Alto Piquiri - PR. Aprendeu que a verdadeira sabedoria é a ciência do espírito, ciência do amor, e que a verdadeira herança é a riqueza interior. E assim, com muita afabilidade e compreensão aproximava-se das pessoas, cativando-as e despertando-lhes para o amor de Deus e o seu próprio valor. Para Padre José Carlos o anúncio da Boa Nova era uma questão de máxima urgência, tinha pressa, pois era preciso evangelizar através da escuta e pregação da Palavra de Deus.

O Servo de Deus José Carlos fez parte da Renovação Carismática Católica (RCC), onde não tinha apego a bens materiais, mas ao contrário, preocupava-se em salvar almas, fazendo tudo com muito amor. Obtinha uma imensa humildade, dispensando especial atenção aos pobres e mais necessitados. Padre José Carlos vivia em constante oração e jejum, com muita devoção a Nossa Senhora, sendo fiel ao santo terço, disponibilizando muito tempo à oração pessoal e prática dos atos de piedade. Com seu espírito de desprezo para com as coisas do mundo, Padre José Carlos sofria com o consumismo presente na sociedade e nos meios de comunicação.

O Servo de Deus Padre José Carlos Parra Pires faleceu em 20 de abril de 1990, em um triste acidente de trânsito, ocorrido na rodovia que interliga a cidade de Alto Piquiri - PR ao Distrito de Paulistânia - PR. Assim, motivados pela fé, nosso bispo diocesano, Dom Frei João Mamede Filho, OFMConv, após consultar a Santa Sé e ser informado que nada obsta pelas autoridades competentes acerca da idoneidade e obras do Padre José Carlos, aceitou e nomeou o Dr. Paolo Vilotta, postulador das causas dos Santos, via Quirino Majorana - Roma, sendo aberto o inquérito de beatificação e canonização do Padre José Carlos Parra Pires em 09 de fevereiro de 2021, com solenidade da Santa Missa as 18h na Paróquia Catedral Divino Espirito Santo, motivo de grande alegria para a Paróquia São José de Alto Piquiri e todas as paróquias desta Diocese, bem como para toda Igreja.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quem foi o Padre José Carlos Parra Pires?

Testemunho: "Você já me curou uma vez, agora ajuda o meu filho!"

Por que a Intercessão dos Santos é tão importante para nós?