A relação entre o Servo de Deus Padre José Carlos Parra Pires e o Jardim da Imaculada

Ao chegar na Paróquia São José, em Alto Piquiri, em 1990, o Servo de Deus Padre José Carlos Parra Pires demonstrou um grande amor pelos jovens, preocupando-se muito com eles. No pátio da paróquia, além das salas destinadas à catequese e reuniões, havia uma quadra esportiva. Essa quadra não era atrativa para reunir os jovens e adolescentes da cidade, especialmente aqueles que participavam dos grupos de oração, que acabavam por buscar outros ambientes para diversão. Os ambientes que os jovens encontravam para se reunir e se divertir, comumente os levavam ao consumo de álcool, drogas e outras práticas que contrapunham a formação que recebiam na Igreja.

Outra questão que preocupava o Padre José Carlos era a cultura do consumismo que estava envolvendo os adolescentes e jovens. Assim, como um pai atento, ele sabia onde os seus filhos estavam, o que estavam fazendo e do que eles precisavam. 

O relato apresentado na sequência demonstra o zelo do jovem padre pela juventude de sua paróquia. “Na única Quinta-feira Santa que passou conosco em Alto Piquiri, logo após a Missa de Lava-pés, ele tomou água e sentou-se num canto da Igreja e começou a confessar os fiéis. Fez isso até às três horas da manhã. Então, um dos jovens que estava sempre com ele, pediu para que ele fosse descansar, pois já era tarde. E ele disse que não poderia porque a praça (quadra) ao lado da Igreja, tinha muitos jovens bebendo e se drogando, e que ele ficaria esperando para que eles viessem se confessar. Por incrível que pareça, pelas quatro da manhã esses jovens começaram a entrar na Igreja. Uns se confessavam, outros iam adorar o Santíssimo exposto. O que mais me impressionou, foi que parecia que ele tinha certeza que tais jovens viriam. Vieram mesmo! Ele ficou até às seis da manhã com aqueles jovens” (Cacilda).

O Servo de Deus Padre José Carlos parecia ser incansável quando se tratava de evangelizar. Em se tratando dos jovens, buscava formas criativas de evangelizá-los.

"Ao andar pela quadra o Servo de Deus Padre José Carlos dizia que 'neste lugar as pessoas irão se reunir para rezar'. O desejo dele era cobrir a quadra e fazer um local para atrair os jovens para o esporte e, aos poucos, envolvê-los em um projeto de evangelização" (José Elias). Vale destacar que essa preocupação com os jovens era notória ainda antes de sua ordenação, quando o Padre José Carlos atuava na coordenação de grupos de jovens, sempre buscando forma criativas de evangelizar: “ele era esperto! Sei que os jovens voltaram bravos e diziam que nem deu tempo para jogarem bola, porque o Zé Carlos acabou só fazendo pregações (risos)” (Cristina).

O Servo de Deus Padre José Carlos Parra Pires faleceu antes da bela transformação que aquela quadra rústica passou. A quadra foi revitalizada com muito esforço e dedicação da comunidade e dos sacerdotes. O local recebeu o nome de Jardim da Imaculada e recebe belos eventos de evangelização, louvor e ação de graças.


    Jardim da Imaculada: Missa de Pentecostes de 2018.


   Jardim da Imaculada: Missa de São José, 2021.



 

Comentários

  1. Lembro que qdo são da sacristia em uma certa reunião a noite, me cruzeiro com o Padre José Carlos e eu pedi a ele para me abençoar, ele respondeu: " não vou te abençoar quero que me sigas" e assim eu fiz , fui resgatado e reforçado na fé, sempre lembro e oro por ele , pois me mostrou o caminho a seguir mais ainda em direção a Deus, qdo faleceu eu não fui no velório pois chorava constantemente, aí fui entender o porquê ele disse : "Me siga " e eu sigo até hoje.��

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Quem foi o Padre José Carlos Parra Pires?

Testemunho: "Você já me curou uma vez, agora ajuda o meu filho!"

A vida do Servo de Deus Padre José Carlos Parra Pires